Alessandra Dutra de Seixas Prado

Psicóloga Clínica com Especialização Lato Sensu em NEUROPSICOLOGIA

CRP: 06/45454

Contato: (19) 99888-8488

Atendimentos:

  • Psicoterapia Clínica:

Abordagem Comportamental Cognitiva: A TCC (assim conhecida) tem como objetivo principal o restabelecimento do controle da atenção, a ressignificação do pensamento por meio da reestruturação cognitiva do paciente, a partir do uso de estratégias terapêuticas adaptadas a cada subjetividade e sintoma.

Ajuda no Auto Conhecimento, Ansiedade, Depressão, Auto Estima, Dificuldade nos Relacionamentos Interpessoais, Demais queixas.

  • Avaliação Neuropsicológica:

É um exame não invasivo que tem como objetivo mensurar, descrever, identificar o perfil do desempenho neurológico cognitivo do indivíduo, analisando e avaliando quantitativa e qualitativamente suspeitas de alterações cognitivas que podem ser decorrentes de desordens neurológicas; distúrbios e transtornos psíquicos.

Como ocorre essa Avaliação ?

  1. Entrevista inicial (Anamnese): visa entre outros aspectos, colher a história clínica da pessoa. A ideia é colher informações que permitam contextualizar o desempenho do indivíduo nas suas atividades diárias.

  2. Aplicação de testes e baterias: os Neuropsicólogos dispõem de um conjunto de instrumentos para estudar as funções cognitivas ( como memória, atenção, raciocínio, fluência verbal e não verbal, velocidade do fluxo do pensamento, flexibilidade mental, eficiência intelectual entre outras) que podem ir desde os testes neuropsicológicos , baterias de inteligência a diferentes escalas de avaliação de sintomas cognitivos e comportamentais.

  3. Devolução do Relatório: Geralmente 15 dias após o término da Avaliação, gera-se um laudo de Avaliação Neuropsicológica. Essa consulta final destina-se a explicar à pessoa e/ou a família o significado dos resultados da avaliação e a sua implicação no dia-a-dia.

Quantas sessões são necessárias para realizar uma Avaliação Neuropsicológica?

Em média, entre 6 à 8 sessões de 1 hora à 1:30 h. (tempo de duração de cada sessão)

Por quais motivos devo realizar uma Avaliação Neuropsicológica?

Dificuldade na Aprendizagem,

Dificuldade de Concentração e Memorização,

Desvio e/ou mudança súbita de conduta,

Suspeita de Doenças Neurodegenerativas,

Acidente Vascular Cerebral,

Suspeita de Transtornos, Distúrbios e Síndromes Neuropsicológicas na Infância, Adolescência, Adulto e Sênior; entre outros

Qual benefício da Avaliação Neuropsicológica?

Os Métodos, Instrumentos Neuropsicológicos e a análise qualitativa da Neuropsicóloga oferecem muitas informações úteis para ajudar a encontrar um Diagnóstico junto ao médico, de sintomas que apresentam características parecidas; beneficiando o paciente no tratamento específico e adequado.

  • Estimulação Cognitiva:

Atua diretamente nos mecanismos ligados a plasticidade cerebral (processo adaptativo do cérebro). Nas sessões utilizo exercícios e atividades psicoterapêuticas específicas que buscam preservar, estimular e melhorar o desempenho de domínios como; atenção, memória, raciocínio, funções executivas, entre outras áreas afetadas. Realizadas em sessões semanais.